A Assessoria Ambiental do Sindicombustíveis-DF, vem observando em suas Visita Técnicas a manutenção inadequada nos equipamentos existentes nos postos. Com isso, venho apresentar ABNT NBR 15594-3:2009 que estabelece os procedimentos mínimos de uma manutenção segura e ambientalmente adequada para os postos de combustíveis automotivos. Para efeito desta Norma, aplicam-se os seguintes termos e definições:

Manutenção operacional: Todo o processo de manutenção de um posto inicia-se pela manutenção operacional. Essa manutenção deverá ser com rotinas e frequência, conforme as tabelas em anexo a NBR 15594-3, que assegura que os equipamentos e áreas que compõem sua operação estejam limpos e adequadamente inspecionados para a identificar toda necessidade de manutenção técnica, que deve ser acionada sempre que necessário.

A manutenção operacional independe de capacidade técnica especializada, devendo ser realizada pela própria equipe técnica do posto devidamente treinada.

Manutenção Técnica: Esses serviços são realizados através de profissionais especializados e objetivando garantir o restabelecimento da operação de forma segura e ambientalmente correta. Deve ser sempre utilizado quando requerida ou prevista na Tabela1.

Manutenção preventiva: Realizada com periodicidade previamente definida e atendendo a este parte da ABNT NBR 15594 e ás orientações dos fabricantes dos respectivos equipamentos, objetivando garantir uma operação contíuna, segura e ambientalmente correta.

Manutenção corretiva: Serviços e reparos necessários ao perfeito funcionamento dos equipamentos em período intermediário à manutenção preventiva.Esta manutenção é aplicável quando da paralisação do equipamento ou quando da necessidade de reparos em virtude de danos provocados por acidentes, atos de vandalismo ou intempéries.
Esses serviços são realizados por profissionais especializados.


Equipe da Assessoria Ambiental do Sindicombustíveis-DF em visita técnica. Demonstração de procedimentos operacionais de manutenção em postos.

 

Silvana Andrade – Bióloga

Sindicombustíveis-DF

( 61) 3274-2849 e 8116-0373

ambiental@sindicombustíveis-df.com.br